Hospedagens Som das Águas
Alto Caparaó, sexta-feira, 24 de novembro de 2017
Skip Navigation LinksHome : Acampamentos

Acampamentos

Acampamentos

Você turista pode realizar o acampamento na Macieira (ES) que fica a 1.800 metros de altitude e com capacidade para 250 pessoas, no acampamento da Tronqueira(MG) que fica a 1.970 metros de altitude e com capacidade para 200 pessoas, no acampamento da Casa Queimada(ES) que fica a 2.160 metros de altitude e no acampamento do Terreirão (MG) que fica a 2.370 metros de altitude e com capacidade para 250 pessoas.

Se você quiser saber mais sobre estes acampamentos, consulte nossa página de turismo ou montanhismo para saber mais sobre os pontos turísticos da Serra do Caparaó, ou efetue um clique em qualquer uma das imagens abaixo para escolher as informações de um dos acampamentos especificamente.

Acampamento da Macieira Acampamento da Casa Queimada Acampamento da Tronqueira Acampamento do Terreirão
Acampamento da Macieira Acampamento da Casa Queimada Acampamento da Tronqueira Acampamento do Terreirão

Repleto de belezas naturais, o município de Alto Caparaó em Minas Gerais proporciona passeios nos quais é possível apreciar as ricas fauna e flora que abrange o Parque Nacional do Caparaó.

Para acampar no Parque Nacional do Caparaó é necessário fazer reserva diretamente com o IBAMA, sendo necessário o pagamento de uma taxa por pessoa para ter acesso aos pontos turísticos autorizados dentro do ambiente do Parque Nacional do Caparaó.

Acampamento do Terreirão Acampamento do Terreirão Acampamento do Terreirão

Com o aumento do número de visitas pelos turistas nos meses de frio ao parque, vai muita gente e portanto, você pode correr o risco de não encontrar vaga se não agendar corretamente sua expedição.

Alguns Guias de Turismo afirmam que os meses ideais para para a visitação são junho, julho e agosto, enquanto outros adeptos e entusiastas do esporte e lazer afirmam que a temporada já se inícia no final de janeiro e vai até agosto, sendo que o Parque Nacional do Caparaó está aberto à visitação todos os dias da semana de 7h às 22h.

Acampamento do Terreirão Acampamento do Terreirão Acampamento do Terreirão

Após entrar no Parque, você deverá caminhar uma distância de 9 Km até o acampamento da Tronqueira, portanto, caso você não tenha um Jeepeiro, e prefere fazer a caminhada a pé, terá de percorrer um pouco mais para chegar no acampamento do Terreirão, então, saia bem cedo de preferência de madrugada para chegar com tempo tranquilo e atingir o máximo de pontos estratégicos para suas jornadas nas montanhas e no Pico da Bandeira ou nos outros Picos da Serra do Caparaó.

Acampamento da Tronqueira Acampamento da Tronqueira Acampamento da Tronqueira

Além da subida ao Pico da Bandeira, outra opção é a Trilha da Pedra Menina para quem vai entrar pelo lado Capixaba, com 2.120m de altitude. Para quem vai fazer o passeio a pé, é aconselhável o acompanhamento dos Guias de Turismo!

Acampamento nas Montanhas Acampamento nas Montanhas Acampamento nas Montanhas

É importante saber o que levar, então preste atenção nas dicas. Leve fogareiro e lampião a gás, lanterna (da boa), mantas e cobertores de lã, camiseta, gorros, luvas, roupas pesadas de frio (casaco ou blusão de lã grosso), meias, capa de chuva (por precaução).

Não pense que um só par de luvas vai adiantar, leve luvas reservas caso outras molhe. Leve bebidas e alimentos energéticos e também barras de cereal (para a escalada), bastante chocolate para ajudar a aquecer, frutas, água e sacolas de lixo, sacolas de plástico para vedar o ar, jornal e um cobertor (pelejinha).

Não leve muita comida, somente o essencial. A comida tem que ser prática de preparar. Uma boa opção é macarrão instantâneo, biscoitos, capuccino, chá, etc.

Acampamento nas Montanhas Acampamento nas Montanhas Acampamento nas Montanhas

Lembre-se também que conforme você vai subindo, vai esfriando e temos de ir nos cobrindo. Lá no topo a temperatura pode variar muito, com ventos de 5° negativos, que pode causar sensações maiores de frio por causa do vento.

Acampamento nas Montanhas Acampamento nas Montanhas Acampamento nas Montanhas

Não esqueça de levar sua máquina fotográfica ou uma filmadora é indispensável para tirar lindas fotos, e fazer filmes incríveis, assim como baterias e outros instrumentos de localização que achar necessário, como por exemplo, GPS, Lanterna com pilhas de reserva, 2 isqueiros, ou mais, e caso você permaneça mais de um dia no terreirão ou em qualquer outro ponto de acampamento, então levar uma barraca e um colchonete ou saco de dormir.

Acampamento nas Montanhas Acampamento nas Montanhas Acampamento nas Montanhas

Antes de ir, é bom saber do clima. Este é tropical de altitude com temperatura média de 19º a 22ºC. Mas não pense que você vai enfrentar este clima o tempo todo, no camping a temperatura chega a 0ºC e a época de estiagem corresponde aos meses de junho a setembro...

Para quem tem roupas de frio mais adequadas, é aconselhável ir no inverno, que não tem chuvas e a visibilidade do topo do Pico da Bandeira é muito melhor, pois não tem nuvens e você consegue ver tudo. E lembre-se de verificar como está a lua, o ideal é ir em dias de Lua Cheia, onde sua claridade melhora a visibilidade noturna na trilha.

Acampamento nas Montanhas Acampamento nas Montanhas Acampamento nas Montanhas

O sol da montanha exige chapéu e protetor solar, sendo que as caminhadas longas exigem hidratação constante, portanto, leve sempre uma garrafa com água na mochila, frutas, sanduíches e barras de cereais são algumas sugestões de alimentos nutritivos.

Um calçado confortável, já amaciado, para caminhar é item obrigatório, e para as caminhadas mais longas, procure sair com um guia local ou com um bom mapa da trilha, lembrando sempre de evitar de andar sozinho e de utilizar sempre as trilhas existentes. Em caso de neblina espessa, interrompa sua caminhada.

ATENÇÃO

  • Respeite as regras do Parque Nacional do Caparaó.
  • Fogueiras podem causar incêndios.
  • Tome cuidado também com cigarro. Certifique-se de tê-lo apagado depois de fumar.
  • Não é permitido o uso de bebidas alcoólicas.
  • Não leve nada que for do Parque Nacional do Caparaó. Deixe tudo no lugar!
  • Não alimente e nem capture os animais!

Não deixe de visitar o Vale Verde, a Cachoeira Bonita, a Tronqueira, o Rancho dos Cabritos, o Terreirão, o Pico da Bandeira, o Pico do Cristal, o Pico do Camilo, e as diversas Cachoeiras. Preserve a natureza. Natureza é vida!

Acampamento nas Montanhas Acampamento nas Montanhas Acampamento nas Montanhas

Lembre-se de consultar a nossa página de Montanhismo se você for fazer o trekking para ver o por do sol no Pico da Bandeira, ou se pretende simplesmente fazer um acampamento. Faça um CHECK-IN de verificação na sua listagem de itens necessários 2 vezes para realizar o trekking seguro e conquistar o Pico da Bandeira ou as montanhas brasileiras na Serra do Caparaó em Minas Gerais.

Acampamento nas Montanhas Acampamento nas Montanhas Acampamento nas Montanhas

Nosso Chalé e Pousada estão localizados nas Montanhas da Serra do Caparaó em Minas Gerais na cidade de Alto Caparaó. Escolha a opção que mais lhe agradar. Excelente local estratégico próximo ao Parque Nacional do Caparaó.

Chalés Localização Pousadas
Chalé Localização Pousada

Ao optar por se hospedar em nosso Chalé, Casa ou Pousada na Hospedagens Som das Águas, entre em contato conosco através de nosso número telefônico (32) 8428-7085 ou (32) 8487-5984, ou se preferir através de nosso email para confirmar a sua hospedagem. Hospede-se conosco!

Lembre-se também que é necessário uma taxa de visita ao parque, e mais uma taxa de pernoite por pessoa, sendo sempre bom antes de ir consultar estes dados diretamente com o setor responsável de visitas do Parque Nacional do Caparaó.

Ir para o Topo da página

Skip Navigation LinksHome : Acampamentos